quinta-feira, junho 28, 2012

Responsável pela própria vida?

"O verdadeiro sucesso apenas surge quando uma pessoa se responsabiliza inteiramente pela sua própria vida, e toma consciência de que foi ela que criou as circunstâncias que geraram o seu passado e o seu presente, e de que é dotada da capacidade de criar as circunstâncias do seu futuro."

Não é fácil compreender (ou aceitar), pelo menos para mim não foi inicialmente, como é que eu sou completamente responsável por tudo o que me acontece? e os outros? eu não vivo sozinha no mundo, os outros também intervém, como posso ser a única responsável?

Apesar de toda a refutação, hoje tornou-se bastante claro, e faz-me todo o sentido.

Culpabilizarmo-nos apenas nos sobrecarrega com maus sentimentos, alimentando o ego e não nos permitindo avançar, a não serem direcção ao abismo...

responsabilizem-se e sintam-se responsáveis pelas escolhas tomadas ou a serem tomadas. Todas as escolhas têm consequências, de nada serve fugir. Podem ser boas ou menos agradáveis, e até podem ser ambas... mas existirão após tomarmos qualquer decisão. Note-se que o manter-se na indecisão, também é uma escolha, e, por conseguinte, trará uma consequência: ficar-se estanque...

A postura que assumimos atrairá situações com que nos iremos deparar. Logo, a culpa, responsabilidade, não é do meio, nem dos outros, é nossa.
Nós criamos as circunstâncias que se nos põem.

Sem comentários: