sexta-feira, junho 22, 2012

Coisas...


Hoje vi esta imagem, que me fez finalmente dar o meu bitaite acerca do apoio à selecção.



Muito se ouve da corrupção, disto e daquilo, mas na minha opinião, estes jogos têm, a nível do foro psicológico, uma grande importância. A meu ver, são 90 min de fuga, de liberdade, de libertação psicológica, mental e emocional, que muitas das pessoas afectadas pela crise, encontram. Durante este período, esquecem, focam-se noutra coisa, sentem outro tipo de emoções a não ser o de como pagar as contas, etc…

Acredito mesmo, que são 90 minutos que previnem o abastecimento em antidepressivos e ansiolíticos! Uma vez, que aquela vozinha interior, que não se cala um bocadinho e que faz questão de nunca fazer esquecer o que não se queria lembrar, se distrai também, e permite, mesmo que inconscientemente, usufruir de uma certa sensação de alívio.


Bem, posto isto, fiquei “doente” ao ler um de dois artigos de um senhor que se dá pelo nome de Alberto Gonçalves, sociólogo e pelos vistos, triste contratação a colunista pela revista Sábado… e o meu grau de enfermidade aumentou ao ler o segundo… Mas agora o primeiro.

Então o senhor questiona-se acerca da população se deixar banhar pela prestação da selecção no Euro 2012, numa altura de crise. Claro está, estamos em crise, vá de andar tudo a arrastar-se pelos cantos e Ai de quem resolver ter uma qualquer atitude de pro-actividade ou positivismo!! Deveriam ser condenados à forca ou à fogueira, rodeados de microfones e transmitido pelo mundo inteiro os gritos de horror do sr. Positivo-condenado.

Cito: Entre diversas manifestações de desatino, vi cantorias de incentivo à selecção da bola (“Portugal, I love you!”, guinchavam uns mocinhos demonstrativos do insucesso das Novas Oportunidades e do sucesso dos movimentos gay)

Sr. Sociólogo, umas consultazitas de psicologia, que me diz? Parece-me que tem aqui muito por onde trabalhar, não?

Sábado, faz a revisão dos textos publicados e está consciente de que no final da revista tem uma mancha intitulada de “Juízo Final”, completamente preconceituosa, capaz ridicularizar toda uma imagem? Tenho pena dos profissionais que partilham o mesmo ponto de emprego com este senhor… sociólogo…

Ao mesmo tempo, tenho pena de todos os que partilham a mesma nomenclatura profissional… que a meu ver têm tudo para alargar horizontes no que toca à definição da sua área de trabalho.
… Mas pelos vistos só alguns… e esses devem ter o infortúnio de não serem congratulados com um emprego que lhes permita uma visão a longa escala…

Entretanto, descobri mais umas coisas… O que ainda pensei ser uma infeliz prestação na semana em que comprei a revista, desvaneceu-se ao perceber que pelos vistos é uma constante, semana após semana, após ter dado de caras com mais um leitor (in)satisfeito, verifique-se.

Percebi também que existem vídeos desta “peça” no site da Sábado… 
E, ainda, que não consigo fazer um apanhado de pequenos excertos tal é a qualidade. Deixo a quem quiser ler.


1 comentário:

mfc disse...

O que é certo é que durante aqueles 90 minutos não há mundo cá fora e estamos concentradíssimos "naquilo"!!