quarta-feira, maio 12, 2010

Tema: Visita do Papa

Hoje é a minha vez de vir mandar a minha patacoada e mostrar os meus pontos de vista.

Pois é, apesar do post anterior e da piadinha fácil, incomoda-me de certa forma que haja uma tão revolta contra esta visita.

Muitos são aqueles que acham uma palhaçada, incómodos despropositados, gastos inúteis quando o país está como está, etc, etc…

Ora bem, do meu ponto de vista, não posso discordar que, de facto, se gera alguma “loucura” em torno desta questão, mas e as pessoas que acreditam e para quem esta visita tem uma importância imensa, não como instituição, mas a nível pessoal? Não têm o direito a tê-la? Não é justo que a tenham?

Muitos procuram o respeito pelas diferenças, porque as diferenças não tem a obrigatoriedade de nos tornar “diferentes”, e isto não se aplica em tudo?

Certo é, e faz-me comichões que ainda existem muitos que se deixam levar pelas imposições sem questionamento, que vão pelo é assim porque é assim que nos ensinaram ou pelo porque sempre foi ou ainda pelo porque é assim que tem de ser. Pessoas que não raciocinem, não se questionem, não avaliem, faz-me extrema confusão. Mas estas não existem só à luz da Igreja, deambulam por aí, muitas vezes na sombra das opiniões dos outros, porque se eles o dizem é porque é e então acho o mesmo. Não dá trabalho e sou socialmente aceite.

(entretanto já me perdi no assunto, incomoda-me muito mais este tipo de apatia mental que a vinda do outro senhor)

Mas existem também pessoas com crenças próprias, regendo-se ou não pelas indicações da Igreja, tem o direito a acreditar! E tem o direito de ir ver o Papa!

Dia de tolerância da função pública, outro tema que também dá água pela barba. Se defendo que há o direito a “desfrutar” da visita Papal, também deveria defender a tolerância dada aos trabalhadores do estado. Não digo que seja errada, agora digo que não são de certeza apenas dentro da rede de funcionários públicos que existam pessoas crentes!! E que tal um feriado excepcional a nível Nacional? Já não era a primeira vez. Ou resolveram cortar, para além das condições dos próprios funcionários, o direito à igualdade das pessoas empregadas no privado?

Quantos aos gastos, é bem verdade que se calhar não estamos em condições de exorbitar nem muito nem pouco neste sentido, mas já nos roubam tanto, já penamos tanto, e também se gastaram milhões em estádios de futebol à coisa de 6 anos atrás e não me lembro de ver tanto alvoroço…

Pronto, está dito.

4 comentários:

POC disse...

Estive a pensar (só um bocadinho) e de facto, quanto ao feriado o mais justo era nem existir para ninguém... Ao defende-lo estaria a defender a ligação Igreja/estado abolida há muito, ou supostamente abolida como tal.
Sim, de facto não me parece o mais acertado...

Digo eu, que venho trabalhar logo às 7h30 da manhã para abrir a pestana... =P

AD disse...

Tu tens autorização para comentar?!?!?!

Ontem tentei deixar comentário e foi censurado >:(

Em resumo, estou a trabalhar, apesar de ter tolerância, e sou totalmente contra todo este "espectáculo" em redor da visita papal.

lost disse...

Concordo contigo, e tu sabes bem qual o meu posicionamento em relação à igreja, mas nos ultimos dias tenho defendido exactamente esse ponto de vista. Eu própria, e ainda que muito atraida pelo "aparato" de policias, motas e helicopteros, fiz questão de o ver sempre que a comitiva passava perto de mim. E respeito a fé e a vontade que as pessoas tem de o ver. Eu gostei de ver. Pode não ter o carisma de João Paulo II, mas não deixa de ser o icone máximo de uma crença.
Infelizmente, hoje em dia, as pessoas pensam pelo dinheiro (a começar pelo nosso Governo), em que tudo é medido pelo que é gasto ou não. ATé as tolerancias são avaliadas/criticadas pelo que não se produz e pelo que o pais não ganha. Hoje em dia não se pensa "socialmente" mas sim "economicamente". Era bom que se pensasse que as pessoas existem para além de numeros que influenciam a "produção" economica.

lost disse...

Ai, o "concordo contigo" é para o post da POC, porque quando comecei o meu comentário, o da menina AD ainda aqui não estava!! eheheheh